-->

27 julho, 2018

DIETA HCG ...


A combinação de dietas altamente restritivas com HCG vem da década de 1950, em uma proposta maluca de Albert Simeons. Esporadicamente, algumas mentes abençoadas resolvem ressuscita-la, mesmo que não haja um pingo de fundamentação teórica para sua utilização. Em resumo, a ideia é comer 500kcal e tomar pequenas doses do hormônio que as mulheres liberam na gravidez! Independente do seu peso, idade, estilo de vida, histórico de saúde. A mesma dieta e o mesmo hormônio!!

.
E não é de hoje que se sabe que essa dieta é um lixo. Em 1983, Birmingham & Smith publicaram uma revisão entitulada "HCG não tem nenhum valor no controle da obesidade", cujo último parágrafo diz: "Como a 'terapia' com HCG para tratamento da obesidade tem sido extensivamente desacreditada e consequentemente rejeitada pela vasta maioria da comunidade médica, qualquer profissional cujos pacientes experimentem efeitos colaterais indesejados como consequência dessa terapia deve ser responsabilizado civil e até mesmo criminalmente". Na década seguinte, uma meta-análise de pesquisadores holandeses concluiu que o uso do HCG deve ser considerado uma "terapia inapropriada para perda de peso" (Lijesen et al., 1995)! Mais recentemente, Goodbar et al. (2013) alertam que "como a popularidade da dieta HCG continua a aumentar, também aumentam os eventos adversos potenciais associados com a indução da perda de peso por meio de uma estratégia sem comprovações" Por essas e por outras, as "dietas HCG" são consideradas fraudulentas e ilegais em diversos países, incluindo o nosso! Fico perplexo ao ver que a "dieta HCG" não possui embasamento e pode ser perigosa, mas ainda assim está sendo prescrita! Às vezes penso que isso só pode ser piada... e sem graça!

Ah, mas tem gente que perde peso com essa bosta? Tem sim, mas é porque passa fome e não por causa do hormônio! Aliás, esse hormônio, além de não trazer benefício na perda de peso, pode causar trombose, câncer e até mesmo problemas psiquiátricos, conforme já relatado em vítimas de pilantras que vendem essa terapia. E a dieta genérica de 500kcal? Imbecilidade pura que vai te desnutrir e ganhar ainda mais peso do que eventualmente se perde. Resumindo, uma merda!


Texto: Paulo Gentil

Nenhum comentário:

Postar um comentário