10 janeiro, 2014

SUPLEMENTO É ALIMENTO - PROTEÍNAS EM PÓ ...

Por diversas vezes tenho comentado sobre o papel do suplemento na nutrição esportiva. É normal que as pessoas sempre relutem um pouco em aceitar novas idéias e conceitos, apesar de a utilização de proteínas em pó não serem um fato muito recente. Como profissional da área esportiva a mais de 25 anos, tenho notado que ainda existe algum preconceito em relação à utilização desse tipo de alimento. Portanto venho mais uma vez reiterar a idéia de que "Suplemento é Alimento" e por sinal, um alimento de extrema qualidade.

As proteínas em pó foram desenvolvidos como uma alternativa de proporcionar um alimento de maior qualidade (alto valor biológico, maior digestibilidade e absorção) e fácil utilização. Devido, principalmente, a essas características que a industria do esporte acabou "abraçando essa idéia". Por isso hoje esse tipo de alimento vem sendo muito utilizado no meio esportivo, entre atletas e praticantes de atividade física. Só para que se tenha uma idéia o valor biológico (um dos principais fatores que medem a qualidade de um alimento) das principais proteínas em pó como a egg-albumina e a lacto-albumina (whey protein) esta em torno de 100 , mostrando sua superioridade em relação a carne, por exemplo, que dificilmente ultrapassa os 65. .
É lamentável que alguns profissionais da área da saúde ainda desaconselhem a utilização desse tipo de alimento. Na minha humilde opinião, acredito que antes de desaconselhar ou condenar, deveriam primeiro conhecer sobre o que estão falando. Por não conhecerem o produto, sua origem, método de obtenção e principalmente, sua qualidade; simplesmente desaconselham. Eu acho isso no mínimo irresponsável. Seria mais digno assumir que não tem o conhecimento adequado acerca do produto do que falar besteira ! Felizmente existem muitos profissionais com boa formação e principalmente, atualizados que, como não podia deixar de ser, são completamente a favor de sua utilização.
As proteínas da egg-albumina e lacto-albumina são tidas, em termos nutricionais, como proteínas padrão, tendo um balanço de amino ácidos dos mais adequados para uma perfeita absorção pelo organismo humano. Resumindo, são a melhor fonte de proteínas que pode se encontrar hoje no planeta. E apesar do nome estranho, são alimentos extraídos da claro do ovo, no caso da egg-albumina e do soro do leite, no caso da lacto-albumina.
Eu acredito até que seja uma questão cultural. Em muitos paises de primeiro mundo, esse tipo de produto é comercializado em supermercados e amplamente utilizados em substituição à refeições convencionais devido seu fácil preparo. A propósito, por falar em questão cultural, não existe coisa pior, no aspecto nutricional, do que a tradicional churrascaria. Come-se uma quantidade absurda de proteína proveniente da carne, principalmente bovina, com um valor biológico mediano e ainda por cima rica em gorduras poli-saturadas, e pra melhorar ainda mais, oxidadas, devido o calor da brasa por horas na churrasqueira; e nem por isso os órgãos competentes saem por ai fechando as churrascarias, também nunca vi nenhum profissional da área da saúde desaconselhar esse habito.
Quando me refiro a esse tipo de suplementação, acredito estar me referindo ao futuro da nutrição. A ciência vem evoluindo de forma espantosa no sentido de desenvolver produtos de melhor qualidade para promover uma vida mais saudável minimizando ao maximo os efeitos do estresse da vida moderna. Como todos já devem saber, sou bioquímico, especializado em bioquímica do exercício e nutrição esportiva. Sou um profissional sério, e não tenho nenhum interesse financeiro em defender a utilização desse tipo de alimento, apenas o faço pois tenho certeza de se tratar de um alimento de excepcional qualidade e que,com certeza, trará muitos benefícios a saúde de seus usuários. Porem, antes de se utilizar de qualquer tipo de suplementação, seria prudente consultar primeiro um profissional competente, para que se defina, tipo e dosagem adequados.


Texto: Sergio Sheman

Nenhum comentário:

Postar um comentário