16 maio, 2013

ALTERAÇÃO ABRUPTA DO PESO CORPORAL ...

Na maior parte dos esportes em que há divisão de pesos, raramente se vê um atleta que realmente possui peso dentro dos limites de sua categoria. A ideia é utilizar estratégias para se apresentar na pesagem com um peso inferior ao normal e subir no ringue mais pesado. Com isso, se conseguiria vantagem sobre um eventual atleta que não utiliza essa estratégia... mas a questão é até que ponto essa vantagem é real, pois são raros os que não usam essa estratégia!


Quem assiste as lutas de MMA pode perceber que praticamente todos os atletas pesam bem mais que o limite superior de suas categorias. Ou seja, essa suposta vantagem de tamanho acaba não existindo. Minha opinião? Que a pesagem seja realizada antes de pisar no ringue! Assim se assegura uma competição justa e se preserva a saúde dos atletas. No aspecto saúde, já houve vários casos de atletas que morreram devido à desidratação, o que levou à adoção de algumas estratégias para minimizar essa perda de peso abrupta na década de 1990... mas... mas... mas vamos à parte técnica.

A questão é que, como a maneira mais fácil de alterar o peso é por meio da alteração da quantidade de líquido, muita gente se tornou especializado em desidratar os atletas. Em teoria, quanto mais se conseguir baixar o peso de um atleta para a pesagem, maior o peso que ele entrará no ringue. E isso vêm levando muitos a testarem cada vez os limites da desidratação/hidratação. 

Em um estudo recente, se avaliou o estado de hidratação no momento da pesagem (24 horas antes da luta) e 2 horas antes de uma competição de MMA. Nas 22 horas entre a pesagem e a luta, os atletas ganhavam cerca de 4,4% de peso (alguns aumentavam o peso em quase 10%!!), mas isso não significava que seu estado de hidratação de normalizou. Os resultados mostraram que apenas 23% dos atletas estava adequadamente hidratados, sendo que 11% estavam severamente desidratados. E isso porque o estudo avaliou pessoas "tranquilas" pois, sinceramente, há muita gente que perde bem mais que 4,4% do peso corporal, o que torna ainda mais difícil se hidratar adequadamente. Portanto, tendo em vista os riscos da desidratação para a saúde e seus efeitos deletérios na performance, é importante que as pessoas envolvidas com MMA pensem no tanto que vale a pena manipular o peso dos seus atletas antes das lutas!


Jetton AM, Lawrence MM, Meucci M, Haines TL, Collier SR, Morris DM, Utter AC. Dehydration and acute weight gain in mixed martial arts fighters before competition. J Strength Cond Res. 2013 May;27(5):1322-6. 

Texto: Paulo Gentil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário