24 maio, 2012

DR. PAULO CAVALCANTE MUZY FALA UM POUCO SOBRE INIBIDORES DO APETITE ...

Já falei pra vocês que nao faço julgamento moral sobre medicação. Não tem medicação do bem, da mesma forma que não tem remédio do mal. Tambem nao tem remédio certo ou errado... o que existe é medicação, bem como tratamento, mal indicados, quer um exemplo? Este é um clássico: "- Ai querida, a minha amiga tomou o remédio e ficou seca rapidinho... toma também boba! você vai ver..." - TUDO ERRADO...


Primeiro: remédio nao seca, o que seca é toalha ou secador de cabelo.

Segundo: remédio nao emagrece, ele tenta alterar o seu padrão alimentar. E mesmo quando o padrao alimentar é alterado, não significa que a pessoa vai emagrecer.

Terceiro: remédio não engorda, o que engorda é única e exclusivamente comer.

Quarto: "tireóide" não engorda! deixe de ser safada... (sim, safada porque esta é um dos maiores argumentos utilizados por mulheres quando estas estao fora do peso) a tireóide quando insuficiente, diminui a velocidade do metabolismo fazendo o paciente reter liquidos (que o faz ganhar peso) e ficar inchado, não gordo... (vou explicar porque coloquei sobre tireóide aqui...)

Quinto: pare com essa história de rebentar de treinar sem comer. isso e coisa de gente boba.

Sexto: todo, TO DO RE MÉ DI O para "emagrecer" tem um papel coadjuvante na dieta, ou seja ele A JU DA a pessoa que não consegue fazer dieta a FA ZER DI E TAAAA. Não tem essa de tomar remédio não precisa fazer dieta - isso é coisa de gente mais boba ainda...

Agora as razões para voce não cair de boca nos inibidores de apetite:

1. Provavelmente voce cortou a suplementacao no período de festas porque achou que estava comendo o suficiente nao é mesmo? ERRADO! muito provavelmente você estourou de calorias mas não atingiu quantidades suficientes de proteína para quem treina, logo, sua musculatura esta uma bicheira e o seu tecido gorduroso (água, sódio, colágeno, células de gordura) está todo hidratado e presente marcado pela sua roupa. Assim, se fizer uma dieta altamente restritiva com auxílio de medicação para tal, vai terminar de arrebentar com a sua musculatura e perder a "fornalha" de queimar essa gordura extra que resolveu lhe visitar... de fortinho gordinho voce passará a ser um franguinho gordinho...

2. Existem varios tipos de inibidores do apetite: os estimulantes, das hipoxantinas aos anfetamínicos (cafeína até femproporex e afins) vao abolir a sua resposta de fadiga ao treino - o que é RUIM - porque na maioria das vezes voce vai pagar com massa muscular o excesso de trabalho físico que fizer nos pesos. E olhe que nem falamos sobre a ação destas medicações sobre os centros de prazer e recompensa, que as dá a característica de possíveis causadores de dependencia fisica e psíquica...

Já os antidepressivos ISRS (como fluoxetina) vao diminuir seu limiar de fadiga e aumentar a sua percepção do esforço, aprisionando sua capacidade de fazer treinamentos de intensidade ou volume adequados, diminuindo o seu resultado em termos de perfil atlético.

Os antidepressivos triciclicos, como a sibutramina, alem dos efeitos semelhantes aos da fluoxetina, ainda vai te fazer alteracoes do ritmo intestinal, sensacao de boca seca, aumento da irritabilidade entre outros.

- Vale lembrar ainda que os antidepressivos em geral acabam por aumentar a sua seletividade por carboidratos, ou seja, ainda que comendo menos, voce vai preferir se alimentar com carboidratos, o que vai desequilibrar o seu sistema insulinico, aumentar a sua fome e desencadear lipogenese (producao de gordura) por fatores hormonais. e o que voce deve termer destas medicacoes é a possibilidade de efeitos sobre o miocardio, comuns com a sibutramina ou com as anfetaminas, que vao elevar seu risco cardiovascular às alturas e definitivamente farão com que a sua atividade física se torne bem arriscada...

3. Tiroideanos NÃO SÃO MEDICAÇÕES PARA EMAGRECER! não seja tolo: alem deles causarem efeitos miocardicos quando utilizados fora de quadros de hipotiroidismo aumentando o risco de complicações sérias, voce vai experimentar os problemas causados pela retirada destes remédios quando o fizer, como qualquer hormonio...

O que fazer então?

Tudo bem precisar de ajuda para fazer uma dieta, as vezes precisamos para não passarmos mal. A funçao do médico aí é ajustar o intervalo entre o início do período confortável de fazer dieta com o mal estar causado pelo início dela, ou enquanto o paciente ainda estiver se adaptando. Acredito que boa parte da qualidade profissional do médico está em oferecer conforto ao seu paciente quando este está num processo de perda de gordura, perda esta que não pode ser acelerada com medicação, mas que pode sim ser acompanhada de substancias que façam com que a pessoa seja constantemente estimulada a permanecer na dieta e desta forma sim, alterar de forma dramática a velocidade e a qualidade do resultado.

Sugiro entao que voces se atentem para os seguintes métodos:

1. Saciadores: são substancias ligadas a liberação de colecistoquinina - o que na minha opinião é o verdadeiro hormonio da felicidade (ahahahahaha) - é um dos responsáveis para que tenhamos aquela sensaçao de estarmos satisfeitos - de plenitude gástrica. normalmente utilizamos estas substancias pouco antes da refeição para que com menos alimento já tenhamos esta sensação, sem precisar ficar ingerindo grandes quantidades de alimento.

2. Educadores alimentares: sao medicações ligadas a diminuição da capacidade de absorção de nutrientes como carboidratos e gorduras, que são classificados como educadores alimentares porque acabam por causar, na vigencia de uma fuga da dieta, efeitos colaterais que fazem com que a pessoa seja obrigada a evitar o consumo em excesso destes nutrientes em ordem de não apresentar sintomas como diarréia incontrolável, gases, etc...

3. Moduladores do apetite fitoterápicos: na maioria das vezes muito mais seguros que as medicaçoes alopáticas, os fitoterápicos tem se mostrado uma boa opção às medicaçoes tradicionais utilizadas para servir como adjuvantes no tratamento de transtornos alimentares.

Bom pessoal, é isso.

Evitem fazer dietas malucas de ficar sem comer,
evitem utilizar medicações inibidoras de apetite sem o conhecimento do seu médico,
treinem de forma costumeira sem exageros,
tenham suas alimentações regulares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário