05 março, 2012

ZINCO, SOD E ATIVIDADE FÍSICA ...

A atividade física implica no aumento do consumo de oxigênio e, portanto num maior influxo de elétrons na cadeia respiratória. Com isso, espécies reativas de oxigênio (EROs) são formadas em maior quantidade, demandando mais do sistema antioxidante, inclusive do enzimático que, dentre outros minerais, é dependente de zinco, cofator da enzima de superóxido dismutase (SOD). A SOD é um potente estabilizador das membranas celulares, de proteínas estruturais e de sinalização celular. A sua expressão pode ser modulada pela atividade física, já que essa é a principal enzima envolvida na defesa antioxidante no músculo esquelético.


O exercício tem grande efeito sobre o metabolismo de zinco, por meio da mobilização dos estoques corporais e da excreção aumentada deste mineral. O papel do zinco nos mecanismos de proteção antioxidante associados à intensa atividade física pode ficar limitado em virtude da sua baixa ingestão, prejudicando a performance. A ingestão marginal ou deficiente desse mineral na dieta é mais frequente em atletas do gênero feminino do que masculino, pois o consumo de energia é usualmente menor em mulheres, assim como a restrição voluntária de ingestão de energia.

O zinco, além de cofator da SOD, está envolvido na produção do óxido nítrico, de ácido clorídrico, na estabilização das proteínas, na função imunitária, na metilação do DNA, na conversão de betacaroteno à vitamina A e na forma ativa do folato, além de ser cofator de mais de trezentas enzimas. Portanto, a deficiência de zinco não só afeta a percepção de esforço do atleta mas, também gera uma série de desequilíbrios orgânicos que implicam numa diminuição de qualidade de vida.

As melhores fontes de zinco são carnes, peixes, aves, ostras, nozes e cereais integrais. A média de consumo diária recomendada para mulheres adultas é de 8mg e para homens, 11mg. Segundo a ANVISA, o limite máximo tolerável para suplementação diária de zinco é de 30mg. Além do zinco, já existe disponível para suplementação a SOD. Vale ressaltar que SOD sem zinco, não trabalha!


Texto: Joana Lucyk
Fonte: Site - SigaSuaDieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário