13 outubro, 2011

O QUE SÃO CALORIAS ...

Uma caloria é uma unidade de energia. Tendemos a associar calorias com alimentos, mas elas se aplicam a qualquer coisa que contenha energia. Por exemplo, um galão (cerca de 4 litros) de gasolina contém cerca de 31.000.000 calorias. Mais especificamente, uma caloria é a quantidade de energia ou calor, necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1 grau Celsius. Além de energia para água, ela é a energia que os alimentos fornecem ao nosso corpo e que faz com que ele funcione. Portanto, consumir calorias é essencial para a vida. Não esqueça disso.
Em suma, calorias são a quantidade de energia que cada alimento possui, e que será utilizado pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios, etc. Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Somente nutrientes como vitaminas, minerais e fibras e a água não contêm calorias.
Os alimentos gordurosos, por exemplo, carnes gordas e lacticínios, são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas, metabolizadas, e são fontes de energia muito boas.
O cálculo de calorias de um alimento é feito em laboratório onde são analisados todos os elementos que o compõem. É importante lembrar que todos os alimentos industrializados devem trazer no rótulo ou embalagem uma tabela com suas informações nutricionais.
O número de calorias em um alimento é uma medida de quanta energia potencial que o alimento possui. Um grama de carboidrato tem 4 calorias, um grama de proteína tem 4 calorias e um grama de gordura tem 9 calorias. Os alimentos são uma compilação desses três blocos. Então, se você sabe quantos carboidratos, gorduras e proteínas estão em um determinado alimento, você sabe quantas calorias ou quanta energia o alimento contém.
O nosso corpo "queima" as calorias dos alimentos através de processos metabólicos, através do qual as enzimas os carboidratos em glicose e outros açúcares, as gorduras em glicerol e ácidos graxos e as proteínas em aminoácidos. Essas moléculas são então transportadas pela corrente sanguínea para as células, onde são absorvidas para uso imediato ou são enviadas para o estágio final do metabolismo, em que estão reagindo com oxigênio para liberar sua energia armazenada.

Quantas calorias uma pessoa precisa diariamente?

O número de calorias que o corpo consome em um dia é diferente para cada pessoa. Você pode observar nos rótulos nutricionais dos alimentos que você compra que os "valores percentuais diários" são baseados em uma dieta de 2.000 calorias - 2.000 calorias é uma média aproximada do que as pessoas comem em um dia. Mas seu corpo pode precisar mais ou menos 2.000. Altura, peso, sexo, idade e nível de atividade afetam as necessidades calóricas. Há três fatores principais envolvidos no cálculo de quantas calorias seu corpo precisa por dia:

- taxa metabólica basal
- atividade física
- efeito térmico dos alimentos

Sua taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade de energia que seu corpo necessita para funcionar em repouso. Isso representa cerca de 60-70 por cento de calorias queimadas em um dia e inclui a energia necessária para manter o coração batendo, os pulmões respirando, as pálpebras piscando e a temperatura do corpo estabilizada. Em geral, os homens têm uma maior TMB do que as mulheres. Os homens consomem mais energia do que as mulheres, mesmo fazendo as mesmas atividades. Isso acontece porque eles apresentam mais massa muscular. Com isso, precisam gastar mais energia para que o seu organismo funcione A mulher gasta menos energia porque possui mais células adiposas que armazenam o calor, precisando, assim, de menos energia para manter seu organismo em funcionamento.
O segundo fator na equação, atividade física, consome o segundo maior número de calorias. A atividade física inclui tudo, desde fazer a sua cama na manhã até correr. O número de calorias que você queima em qualquer atividade depende do seu peso corporal.
O efeito térmico dos alimentos é a última adição ao número de calorias que seu corpo queima. Esta é a quantidade de energia que seu corpo usa para digerir o alimento que você consome - que leva energia para quebrar o alimento a seus elementos básicos, a fim de ser utilizado pelo organismo.

Para saber quantas calorias você precisa consumir diariamente, é preciso consultar um nutricionista, que lhe dará uma dieta personalizada. Afinal, cada pessoa tem uma necessidade diferente para a manutenção do seu bem estar físico e mental.

Texto: Fernanda Tirone

Nenhum comentário:

Postar um comentário