22 agosto, 2011

UTILIZANDO-SE DO ALONGAMENTO COMO AQUECIMENTO ...


É comum vermos nas academias as pessoas se alongando antes das seções de musculação com o intuito ilusório de se aquecer. O aquecimento é imprescindível , porém o ideal seria fazê-lo com o próprio exercício que será executado, utilizando-se de cargas leves, aumentando gradativamente. Isso faz com que o músculo se aqueça com o decorrer do exercício ...Ex.: Num treino de peito que vai se iniciar com o supino, por exemplo, executa-se pelo menos duas séries iniciais com uma carga bem reduzida, só a partir dai, então, deve ocorrer um aumento gradativo do peso a cada série que se segue .

Entretanto, antes de mais nada, deve-se ter a exata definição de alongamento e aquecimento. Alongamento pode ser definido como uma manobra onde se afasta origem e inserção de um músculo ou grupo muscular visando alongar as fibras, aumentando a amplitude do movimento das articulações (Shrier, I. Stretching before exercise does not reduce the risk of local muscle injury:a critical review of the clinical and basic science literature. Clinical Journal of Sports Medicine 1999;9;221-27). Por outro lado define-se aquecimento como um processo onde se busca um aumento da temperatura corporal, da freqüência cardíaca e do fluxo sanguíneo no músculo, melhorando o transporte de oxigênio bem como a remoção do dióxido de carbono e lactato Além domais, o aquecimento incrementa a ativação neuromuscular do SNC (sistema nervoso central), melhorando a coordenação, tempo de reação e qualidade de execução do movimento, aumentando a capacidade de contração muscular e melhorando a eficiência contrátil, através da melhora nas propriedades viscoelásticas do músculo, resultando numa menor incidência de contusões musculotendinosas (Smith CA. The warm-up procedure: to stretch or not to stretch. A brief review, Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy, 1994 Jan;19(1):12-7 / Sale, D.G. Postactivation potentiation: Role in human performance. Exerc. Sport Sci. Rev. 30:138–143. 2002 / Bishop, D. Warm up I. Potential mechanisms and the effects of passive warm up on exercise performance. Sports Med. 33:439–454. 2003) .
Para que o alongamento pudesse ser utilizado como uma manobra de aquecimento, esse deveria provocar as mesmas alterações fisiológicas pertinentes ao aquecimento, e isso, sabidamente, não ocorre. De acordo com as definições apresentadas acima, conclui-se que alongamento e aquecimento, são procedimentos absolutamente distintos, e jamais devem ser empregados com um mesmo objetivo. Parece não haver nenhum estudo na literatura que mostre, por exemplo, que o alongamento estático e de curta duração, como geralmente é aplicado antes das seções de treinamento de musculação, aumente a temperatura do músculo ou que acarrete um aumento da ativação neuromuscular do SNC; ou seja, analisando através de uma visão bem simplista; “ o alongamento, simplesmente, não aquece o músculo “, pelo menos não, aplicado da forma que normalmente é !
Texto: Sergio Sheman

Nenhum comentário:

Postar um comentário