18 agosto, 2011

MUSCULAÇÃO, A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA ...

Todas as pessoas já sabem ou pelo menos deveriam saber, dos benefícios de uma atividade física para saúde e bem estar; isso é inegável e inquestionável. Porem, a duvida da maioria que deseja iniciar uma atividade esta na escolha da modalidade . Evidentemente a escolha da atividade deve levar em conta os objetivos do individuo. Muitos procuram, por exemplo, as artes marciais , quando o intuito é um aprimoramento de suas aptidões no que tange a defesa pessoal, outros optam pelos esportes coletivos onde a distração e a diversão são os pontos principais.No entanto, a questão é, se o individuo não esta preocupado com diversão ou distração e deseja focar os resultados em um único objetivo especifico que seria uma melhora das condições físicas, e isso englobaria , logicamente, estética corporal e saúde; qual seria essa modalidade ? Ouvimos diversas sugestões do tipo, “ nada melhor que uma caminhada “ , rs rs rs, a famigerada caminhadinha que não serve de nada. Obviamente que uma caminha eventual seria melhor do que passar o dia todo deitado, mas esta bem longe do ideal, pode-se encontrar alguns poucos resultados em idosos sedentários. Durante muitos anos ouvimos também que a natação seria a melhor e mais completa atividade física e quem já não ouviu pelo menos uma vez algum elogio em relação ao físico dos nadadores ! Nada contra os nadadores, mas não vejo nada de bonito em pernas e braços finos, expansão de tórax mas sem volume (ombros e peito largos de frente, de lado parecem uma tabua), em fim ... Concordo que a natação é uma excelente atividade física, porem, sem querer deixar ninguém tristinho, ainda não é a melhor !
Em primeiríssimo lugar, bem distante dos demais concorrentes e baseados na unanimidade de evidencias cientificas incontestáveis está a Musculação. Essa sim é a melhor modalidade esportiva para quem visa uma melhora das condições físicas. É claro que ninguém aqui esta dizendo que se deve ficar com 50 cm de braço ou coisa do tipo, até porque, a magnitude da hipertrofia muscular é um fator genético portando individual. Os exercícios de musculação podem ser executados por qualquer pessoa, seja qual for o finalidade, basta adaptar o sistema de treino adequando-o a cada caso. A Musculação é a melhor modalidade esportiva simplesmente porque: aumenta a massa magra, elevando a taxa metabólica e aumentando o gasto calórico, aumenta a resistência e a força como nenhuma outra, promove uma melhora das funções aeróbias e anaeróbias, cardíacas e pulmonares, gera respostas metabólico-hormonais inigualáveis, promovendo um incremento na produção de testosterona, GH, DHEA, entre outros; fortalece os ossos, retarda o envelhecimento das células, e isso é só o começo ! Preciso dizer mais ??? E de quebra, seu corpo vai ficar com uma estética muito melhor, com músculos torneados e tonificados.
Um fato que nos chama a atenção e que nas ultimas décadas tem sido alvo de inúmeras pesquisas por parte da comunidade cientifica é que todos os resultados expostos acima são bastante significativos quando essa modalidade maravilhosa é aplicada em indivíduos da terceira idade e idosos, tanto que hoje é tida como a mais indicada para esse grupo em especial. O conceito de que o idoso só pode fazer caminhadinhas é coisa do passado. Atualmente a idéia é, “ Nada como puxar um ferrinho “ !!! Alias, eu diria até que houve uma certa demora para que se percebesse isso. Não é incomum vermos hoje, indivíduos com mais de 50 ou 60 anos praticando musculação, inclusive para fins competitivos. Infelizmente, por incrível que pareça ainda existem alguns profissionais que relutam em aceitarem os fatos . Uma coisa posso afirmar com toda a certeza, a humanidade caminha num ritmo frenético e os ignorantes vão ficar para traz !!! Conhecimento é poder !!! Contestar e questionar uma idéia é humano, mas não aceitar fatos e teses comprovadas e corroboradas inúmeras vezes, é pura ignorância !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário