29 abril, 2011

O QUE DEVEMOS OLHAR NOS RÓTULOS DOS SUPLEMENTOS ...

É proibida toda e qualquer expressão que se refira ao uso do Suplemento para prevenir, aliviar, tratar uma enfermidade ou alteração do estado fisiológico.

Os rótulos dos Suplementos devem observar a legislação para alimentos, no que couber, além dos itens abaixo discriminados: Advertência em destaque e em negrito:

"Consumir este produto conforme a Recomendação de Ingestão Diária constante da embalagem"

São permitidas somente informações sobre as funções normais cientificamente comprovadas das vitmainas e minerais, descrevendo o papel fisiológico desses nutrientes no desenvolvimento, ou em função do organismo.

Recomendação do modo de ingestão do produto (quantidade, frequência, condições especiais) e modo de preparo, quando for o caso.

Quantidade de nutrientes ingerida por porção individual e em comparação percentual à IDR.

A porção individual deve rser indicada pelo fabricante, bem como o número máximo de porções individuais para consumo diário.

Cuidados de conservação e armazenamento, antes e depois de abrir a embalagem, quando for o caso.

A orientação em destaque e em negrito: "Gestantes, nutrizes e crianças até 3 (três) nos, somente devem consumir este produto sob orientação de nutricionistas ou médico"

Fonte: Portaria nº 32, de 13 de janeiro de 1998. Secretaria de Vigilância Sanitária - Ministério da Saúde. Disponível em: http://elegis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=65. Acessado em 17/08/2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário