30 março, 2011

LEITE DESNATADO AJUDA A QUEIMAR GORDURA ...

Descobriu-se em uma pesquisa, que o cálcio de lacticínios com baixo teor de gorduras contribui decisivamente para os ajustes da máquina que queima gorduras, em seu corpo. Sirva-se de leite desnatado e seus derivados de três a quatro vezes ao dia.Uma chave do emagrecimento está nos lacticínios de baixo teor de gordura, diz o pesquisador Hang Shi, do Instituto de Nutrição da Universidade de Tennessee, em Knowville. "O cálcio de lacticínios com alto teor de gordura contribuem para a obesidade, mas, surpreendentemente, o cálcio de lacticínios com baixo teor de gordura ajuda a queimar gordura", afirma Hang Shi.
"O efeito é muito mais significativo do que poderíamos imaginar", disse o pesquisador, ao apresentar seu estudo no encontro "Biologia Experimental - 2000", em San Diego, Califórnia.
"A magnitude da descoberta foi simplesmente chocante", diz o diretor do Instituto de Nutrição, Dr. Michael Zemel, co-autor da pesquisa.
Em estudos anteriores, Zemel e seus colegas havia mostrado que o cálcio armazenado nas células das gorduras do organismo desempenha um papel crucial ao regular a forma como a gordura é armazenada e decompostas no corpo. Pensava-se, até então, que quanto mais cálcio houvesse nas células das gorduras, mais gorduras seriam queimadas.
Nesse último estudo, os pesquisadores cevaram filhotes de camundongos, para engorda. Eles foram tratados, durante seis semanas, com alimentos ricos em gordura e açúcar. Todos eles tiveram, no período, um aumento de 27% em gordura.
Um parte dos camundongos foi, então, separada para receber uma dieta pobre em calorias. Esses camundongos foram separados em quatro grupos. Os camundongos de um desse grupos passaram a ser tratados com suplementos de cálcio (carbonato de cálcio) e os dos outros três grupos com leite em pó com teores altos, médios e baixos de gordura.
A quantidade de gordura no corpo do animais reduziu-se sensivelmente com as dietas de alto teor de cálcio, disseram os autores. O tratamento com suplementos de cálcio apresentou bons resultados. Os camundongos que foram submetidos à dieta alimentar e receberam suplementos de cálcio perderam 42% de seu peso. Os que só fizeram a dieta, mas não receberam os suplementos, perderam apenas 8% do peso.
No entanto, o cálcio contido em lacticínios foi o que apresentou os melhores resultados. Camundongos que foram tratados com lacticínios com teor médio de cálcio perderam 60% de suas gorduras, enquanto os que foram tratados com lacticínios com alto teor de cálcio perderam 69% de peso.
Os pesquisadores também encontram, no organismo desses camundongos, um pequeno aumento em termogênese - produção interna de calor nos seres vivos - o que acentua os efeitos do cálcio obtidos através da alimentação (mais do que o obtido em forma de suplemento), afirma o Dr. Zemel.
"O cálcio não faz mágicas. O que descobrimos com a pesquisa é que o cálcio proveniente da alimentação correta favorece a queima de gordura, não o seu armazenamento no organismo. O cálcio torna mais eficiente o processo de perda de peso", explica o Dr. Zemel.
Segundo ele, o mecanismo do corpo humano dificulta a perda de peso. Muitas pessoas que se apegam a uma dieta de baixas calorias não emagrecem tão depressa quanto esperam. "Isso é porque eles ativam o metabolismo de proteção: o corpo deles sente medo de passar fome e se agarra às energias (ou gorduras) mais vorazmente", diz.
Muitas pessoas que decidem fazer dietas de emagrecimento, "imediatamente mandam para o espaço todos os lacticínios, pensando que esses alimentos só os fazem engordar. Na verdade, eles estão atirando nos próprios pés, porque passam a se submeter a dietas baseadas em alimentos sem calorias. Elas se sairiam muito melhor se apenas substituíssem lacticínios ricos em gordura por lacticínios pobres em gordura", declara Zemel.
Nem todas as pessoas conseguem tomar leite, porque são intolerantes à lactose diz a nutricionista clínica Pamela Meyers, que também é professora da Universidade Estadual de Kennesaw, Georgia, ao comentar a pesquisa. Por isso, é necessário determinar que outros alimentos são fontes de cálcio, tais como vegetais com folhas escuras, salmon, amêndoas e aveias - que também são muito ricos em fibras e, por isso, também ajudam a administrar a perda de peso.
Para as pessoas que quiserem usar suplementos de cálcio, é importante escolher aqueles que adicionam vitamina D, zinco e magnésio, substâncias que ajudam o organismo a absorver melhor o cálcio, explica a Dra. Pamela.
Vá buscar leite desnatado na panificadora correndo - ou andando. Não vá de carro. Independentemente do cálcio que você vai adicionar a seu regime alimentar, um pouquinho de exercício certamente vai ajudar em seu esforço para perder peso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário