24 fevereiro, 2011

QUAL ATIVIDADE FÍSICA QUEIMA MAIS CALORIAS ...


Essa é uma pergunta aparentemente simples, para uma resposta que não é, nem de longe, simples. Uma aula de spinning queima 700 cal. enquanto uma de natação queima 530! Será ?
Alguns profissionais insistem em elaborar tabelas de gasto calórico. Esta ou aquela modalidade esportiva queima "x" ou "y" de calorias em 1 hora de execução.

Em primeiro lugar não se pode generalizar, o gasto calórico deve ser calculado individualmente de acordo com o perfil de cada individuo, em segundo, os calculos até então utilizados para se chegar a um valor precisam urgentemente de uma revisão .
Diversos aspectos são relevantes para que se saiba quantas calorias um indivíduo queimou em determinada atividade física. Por exemplo: uma pessoa mais jovem queima mais que uma mais velha; um homem queima mais que uma mulher; uma pessoa mais pesada queima mais que uma mais leve; uma pessoa com maior percentual de massa magra queima mais, ou seja, quanto maior a massa muscular, maior será o gasto calórico. Isso sem contar nas condições metabólicas em que se encontra o indivíduo em questão. Se tratar-se, por exemplo, de um atleta experimentado, esse terá adaptações metabólicas distintas, alem de uma capacidade de armazenamento de substratos energéticos maior. Por outro lado, em uma pessoa não tão condicionada ou sedentária as respostas serão completamente diferentes.
Outro exemplo em relação as condições metabólicas, seria de pessoas que encontram-se com o metabolismo mais lento devido a diminuição de sua taxa metabólica em virtude de dietas radicais, com déficit calórico alto, por longos períodos de tempo e excesso de exercício aeróbio. Essas pessoas teriam um gasto calórico bem reduzido.
Mais um aspecto, não menos importante, são as respostas metabólico - hormonais decorrentes da alimentação que antecede os exercícios. Por exemplo, uma refeição rica em carboidratos feita por uma pessoa com uma reação insulinica alta acarretará numa menor mobilização das gorduras, devido a elevação dos níveis de insulina plásmatica e assim implicando num gasto calórico menor. Em contrapartida uma refeição rica em proteínas acarretará numa maior mobilização das gorduras devido a elevação dos níveis de glucagon (hormônio com efeitos antagônicos à insulina).
E ainda tem a questão da intensidade dos exercícios. Uma mesma modalidade esportiva pode ter diferentes intensidades. Uma pessoa pode fazer uma aula de spinning ou natação com intensidade baixa, media ou alta.
Agora me respondam, há como saber quantas calorias se gasta em cada modalidade esportiva ?
Resumindo, pratique sua ou suas atividades físicas preferidas sempre com a orientação de um profissional qualificado, alimente-se corretamente, também com orientação profissional e não fique se preocupando com tabelas.


Texto: Sergio Sheman

3 comentários:

  1. Também penso dessa forma, não com todo esse embasamento técnico, mas, com o passar dos anos, fazendo de tudo um pouco, ouvindo um aqui e ali, e por fim assimilando um pouco de tudo isso, cheguei a conclusão que milagres não existem, então se for fazer, faça direito. Coma porções menores, evite tranqueiras, faça alguma atividade física na qual vc se sinta bem (alguma tem que lhe caber), mude seus hábitos, adquira hábitos mais saudáveis, deixe suas vontades gastronômicas para os finais de semana, mas com moderação. Fácil não é, mas tb tá longe de ser difícil, ok.

    ResponderExcluir
  2. Vou complementar com o que li em uma revista americana : o exercício físico que mais gasta calorias é a musculação! Salvo todas as diferentes condições físicas de cada praticante, ainda assim é a que mostra maior gasto calórico e por mais tempo. Consideremos um grupo de pessoas com um preparo físico médio ( corre sem grandes esforços, nada um pouco, e pratica musculação num nível intermediário ), ao praticar só musculação, seu gasto calórico será maior do que qualquer outra atividade física e, dependendo da carga empregada, esse gasto se estende por mais de 24 horas pós treino!!!! Show, né. Já percebi que, pra emagrecer, é de longe, a melhor aliada. Depois de tanto tempo, enfim, a redenção!!!!

    ResponderExcluir