17 fevereiro, 2011

COMIDA NATURAL NEM SEMPRE É MELHOR ...

É preciso comer 425 tomates por dia para conseguir uma quantidade significativa de fitoesterois, substância que ajuda a controlar o colesterol. Ou então, duas colheres de creme vegetal enriquecido com a substância.

A comparação é do pesquisador Gert W. Meijer, que não por acaso é o vice-presidente de Nutrição e Saúde da Unilever. Segundo ele, comida industrializada pode ser melhore do que natural."Alimentos processados mantêm um padrão de qualidade e têm rótulos com informações sobre seus ingredientes e nutrientes", disse.
Outra vantagem, de acordo com Meijer, é a segurança e a conservação. "O alimento in natura pode estar contaminado por bactérias e fungos. Além disso, logo após a colheita, eles começam a perder qualidade nutricional."

Não é só a indústria que vê vantagens nos processados. Para a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria, natural também não é sinônimo de saudável.

"É preciso esquecer a ideia de que todo alimento natural é saudável e todo industrializado é ruim. O açúcar da cana faz mal a diabéticos e o leite integral e os queijos caseiros têm gordura saturada."

Alguns processados concentram nutrientes presentes em pouca quantidade em frutas, verduras e legumes. Há cereais com adição de vitaminas e cremes vegetais com fitoesterois e ômega 3.

"Às vezes, a industrialização deixa o produto mais palatável. É o caso de alguns cereais e bebidas à base de soja", diz Antonaccio.

Segundo o médico nutrólogo José Alves Lara Neto, membro da Associação Brasileira de Nutrologia, é muito mais fácil pensar em boa alimentação com produtos industrializados saudáveis.

"Poucas pessoas conseguem planejar o cardápio e ingerir porções ideais de proteínas, carboidratos, frutas, legumes e verduras."


Texto: Juliaba Vines
Fonte: www.portaldoconsumidor.gov.br

Um comentário:

  1. Não acredito nessa tese ao pensar em centenas de anos atrás onde nao existiam alimentos industrializados e eram pouquíssimas doenças que existiam.
    Tem um exemplo vivo que se alimento naturalmente há anos, o modelo Paulo Zulu, o cara tem 48 anos, e ele aparenta ter 48?
    É óbvio que se consome menos e tem mais vitaminas com industrializados do que tentar alcançar a qyde de vitaminas que o corpo precisa naturalmente. A questão é, voce deseja pular etapas para conseguir a qtde de vitaminas rapidamente e rapidamente tbm conquistar doenças vindas dos industrializados OU se alimentar naturalmente e evitar essas doenças?
    Exemplo, existe pesquisadores que defendem o não uso das embalagens de leites, sucos e etc tipo Tetra Pak, pois, sua conservaçao motiva as células cancerígenas...

    ResponderExcluir