05 agosto, 2010

VOLTANDO NO TEMPO ...

Clube Roldan, Berço da Musculação em São Paulo ...
No mais tradicional cruzamento de Sampa surge a mais tradicional academia de musculação ...
Final dos anos 50, inicio dos 60, Aparecido Roldan, um dos mais respeitados membros da Guarda Civil e posteriormente da Policia Militar da cidade de São Paulo, juntamente com alguns amigos, que como ele, eram amantes da “modelagem física” (maneira como era chamada a musculação), inauguram ao lado do Pátio do Colégio o “Ginasio Central”.
Pouco tempo depois Roldan se estabeleceria por definitivo no prédio localizado numa das esquinas do famoso cruzamento entre as avenidas Ipiranga e São João, desta vez com o nome que ficaria gravado na história da musculação em São Paulo, “Clube Roldan” .
O Clube Roldan era uma academia referencia na modalidade, atraindo um publico enorme para suas dependências, inclusive atores de televisão e cinema, atletas e personalidades do meio artístico. Eu mesmo tive o prazer e a honra de iniciar meus treinos de musculação no inicio dos anos 80 com o Sr. Roldan, como era conhecido.
O acesso a informação técnica era muito escasso, até mesmo entre os graduados em educação física (pouco se aprendia sobre técnicas de treinamento com pesos naquele tempo) e Roldan, que sempre foi um autodidata, adquiria esse conhecimento das publicações estrangeiras de então, fazendo dele um exímio conhecedor das técnicas que eram utilizadas pelos profissionais da época.
Muitos atletas consagrados, principalmente da musculação passaram por lá , até o nosso grande Luiz Otavio, atleta do clube Pinheiros, não resistia e fazia treinos eventuais no Clube Roldan (Luiz Otavio B. de Freitas foi o primeiro brasileiro a ganhar o Mr. Universo na categoria pesada e a participar do Mr. Olympia).
A fama do Clube Roldan ultrapassou nossas fronteiras, aguçando até a curiosidade de atletas estrangeiros em conhecê-lo.
Em 2010 o Clube Roldan faz 50 anos de existência, é isso mesmo que vocês ouviram “50 anos”, somente com muito amor, seriedade e competência se consegue essa façanha; eu não conheço nenhuma academia que tenha ao menos a metade desse tempo. Infelizmente em agosto de 2009 o grande Sr. Roldan nos deixou, deixando também um legado resspeitadissimo nas mãos de seus filhos Newton, Gisele e a nora Noêmia Abreu, consagrada atleta do Figure nacional. “A saga continua” ... Venham conhecer esse verdadeiro marco do esporte paulistano e treinar com atletas de elite como Noêmia Abreu, Samuel Vieria e muitos outros, quem sabe não nos encontramos por lá tambem ...

Clube Roldan : Av. Ipiranga, 818 - 3° andar
Centro - São Paulo - SP
Fone : (11) 3222-1557 / 3223-1350

Um comentário:

  1. Parabéns ao artigo, em minha cidade Alfenas, hoje pouca mais de 70 mil habitantes temos a honra de ter um gym old school. A Power's Sport como é conhecida completa 32 anos de existência...

    ResponderExcluir