29 agosto, 2010

TREINAR MENOS PARA CRESCER MAIS ...

Muitos profissionais cometem um grande erro ao achar que irão incrementar a hipertrofia de seus alunos aumentando o numero de exercícios (volume de treino). "Quando o aluno é iniciante a execução de apenas um exercício para cada grupo muscular basta, após uns 2 meses passa-se para 2 exercícios, com mais 2 meses para 3 exercícios e assim vai." Imaginem, se continuarmos com essa progressão, em 2 ou 3 anos de treino o aluno estará fazendo uns 20 exercícios para cada grupo muscular.Não é incomum vermos alunos com pouco tempo de treino fazendo 4 ou 5 exercícios para cada grupo muscular. Nem a maioria dos grandes profissionais de fisiculturismo, com anos e anos de treinamento, executam seus treinos com esse volume. Um treino para hipertrofia deve ter uma duração média de 40 minutos. É esse o tempo médio de treino de um atleta profissional. Pense bem nisso antes de permanecer por uma ou duas horas na sala de musculação.
É evidente que ninguém vai passar a vida toda fazendo apenas um exercício, mas o mais importante no processo de hipertrofia é o aumento progressivo da intensidade do treino e não apenas o volume.
Só para esclarecer à quem ainda não saiba, o volume de treino esta relacionado a quantidade de exercícios, numero de séries e o tempo total de treinamento, entre outras coisas. Já a intensidade esta relacionada à diversos elementos como a carga, velocidade do movimento, tempo de intervalo entre as séries, entre outros.
Um treino intenso não pode ter um volume muito grande para que não haja overtraining e catabolismo muscular. Um treino com grande volume impossibilitaria que o mesmo fosse realizado de forma intensa. Ai estaríamos caminhando no sentido oposto à hipertrofia.
A maioria dos alunos fica um pouco relutante em aceitar esse conceito. Treinar menos para crescer mais é um pouco difícil de se entender, pelo menos para quem não tem um entendimento mais profundo da fisiologia e bioquímica do exercício. Quando a maioria desses alunos, principalmente os iniciantes, atingem aquela fase onde fica mais difícil ganhar peso a primeira coisa que pensam é em aumentar o volume do treino. O pior é que alguns profissionais são coniventes com essa idéia e acabam por acrescentar alguns exercícios e séries ao treinamento desses alunos. Na grande maioria das vezes, essa fase de interrupção no ganho de peso ocorre justamente pelo excesso de treino.
Quando o seu peso estaciona, avalie se você não esta treinando demais, se o seu sistema de treino esta adequado, se já não esta na hora de mudar de treino e principalmente se você esta se alimentando corretamente.
O segredo para hipertrofia é executar um treinamento curto porem intenso. Se você estiver treinando demais diminua o volume de treino e aumente a intensidade. Acredite, você terá melhores resultados !

Texto: Sergio Sheman

Um comentário:

  1. Bacana a matéria, me esclareceu bastante! Gostei muito.

    Grata.

    ResponderExcluir