12 agosto, 2010

OTIMIZANDO A QUEIMA DE GORDURA ...

Por diversas vezes tenho notado, nas academias, indivíduos, que na ânsia de perder alguns kilinhos, executam manobras absurdas e completamente equivocadas do tipo; permanecer por horas na esteira em jejum ! “ Sem comentários “ Para tanto daremos algumas dicas de como incrementar a queima de gordura, porem, baseados em referencias idôneas e não em suposições esdrúxulas . Os ácidos graxos (gorduras) sofrem β-oxidacao nas mitocôndrias, produzindo acetil-CoA, NADH e FADH2. A acetil-CoA pode entrar no ciclo do acido tricarboxilico, e as coenzimas reduzidas passam seus elétrons e hidrogênio ao oxigênio pela cadeia respiratória mitocondrial !!! Já sei, não entenderam nada, rs rs rs rs !!! Tudo bem eu resumo, rs rs rs. Para que os lipídios sejam utilizados como energia necessita-se da presença do oxigênio. Ou seja, nas atividades aeróbias; onde, principalmente, nas de longa duração (varias horas), as gorduras podem suprir quase 80% da energia total requerida !!!
Os ácidos graxos livres (gordura prontamente utilizável como energia) são liberados, durante o exercício, através da circulação em decorrência das ações de hormônios que estimulam a lipólise com conseqüente queima da gordura, como a adrenalina e o glucagon (guarde o nome desse hormônio) e sua utilização como fonte de energia cresce a medida que o exercício se prolonga. No entanto ninguém quer ficar horas e horas desgastantes em cima de uma esteira, principalmente quando o intuito também e um aumento da massa muscular. Portanto seguem algumas dicas interessantes:
Já é sabido que da mesma forma que a ingestão de carboidratos estimula a secreção de insulina, as proteínas estimulam a secreção de glucagon . Sabemos também que a insulina e um hormônio que tende a retirar a glicose do sangue e armazenar gordura e em contrapartida o glucagon, “manda” glicose para o sangue e estimula a lipólise !!! Acho que já esta dando pra começar a sacar a idéia não e ?! Uma dose de proteína na refeição que antecede o treino aeróbio devera provocar um incremento na secreção de glucagon , com isso o corpo passaria a se utilizar das gorduras como fonte energética bem antes do tempo normal e mesmo que o tempo total da atividade não seja prolongado, haverá uma queima considerável das gorduras. Portanto se quiser comer algo antes da atividade aeróbia e a intenção for queimar gordura, utilize-se de uma ou duas doses de whey protein, por exemplo.
E quando o assunto e hormônios, cabe outra dica: antes da atividade aeróbia e principalmente quando o intuito e a diminuição do percentual de gordura, deve-se tomar muito cuidado com a ingestão de carboidratos. Este ingerido antes do treino, ou mesmo durante, e principalmente quando o tipo e a quantidade são inadequados, pode gerar um aumento dos níveis plasmáticos de insulina no momento do exercício, o que ira inibir o processo de queima da gordura, conforme já citado acima.
Existem diversos produtos no mercado que prometem diminuir os níveis de gordura corporal, porem em minha opinião a melhor maneira de conseguir resultados satisfatórios ainda e fazendo uma dieta. Alimentar-se corretamente, com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras de boa qualidade, tudo dentro de um total calórico adequado; é e sempre será a melhor e mais eficaz manobra para se conseguir uma boa definição muscular. A utilização de suplementos do tipo, whey protein, albumina, carboidratos em pó e gorduras como Omega 3, óleos de peixe, etc; podem e devem fazer parte de uma dieta bem balanceada, por serem alimentos de extrema qualidade com excelente absorção .
Ultima dica : nunca faça nenhuma dieta sem a orientação de um profissional da área da nutrição . Profissionais existem para isso. BOA SORTE !!!

Texto: Sergio Sheman

Um comentário:

  1. Parabéns pelos posts, bem escritos, com fundamentos cientificos, claros, atuais e com uma pitadinha de humor!
    @FernandaTirone

    ResponderExcluir