30 julho, 2010

SUBSTITUIR REFEIÇÕES POR SHAKES DE SUPLEMENTOS ...


Esta é uma questão vista por alguns profissionais de uma forma um tanto quanto preconceituosa. Como se os suplementos alimentares fossem substâncias artificiais ou sintéticas e não pudessem em hipótese alguma substituir uma refeição, que é composta por alimentos "naturais" ! A questão é que, para quem ainda não sabe, os referidos suplementos, também são alimentos, a exemplo da Whey Protein e da Egg Albumina, processados a partir de alimentos naturais como o leite de vaca e a clara de ovo de galinha, respectivamente.

De maneira bem simplificada, os suplementos alimentares são de uma forma geral, nada mais nada menos que os principais macronutrientes (carboidratos e proteínas ) extraídos de fontes naturais de alimento, porém em pó, ou seja, na sua forma liofilizada (concentrada e secada à frio) ou simplesmente desidratada.
Assim sendo, esses "alimentos" conhecidos como suplementos alimentares, quando utilizados da maneira adequada podem compor refeições completas.
Um bom exemplo disso se vê nos programas espaciais da NASA que enviam ao espaço, por varias semanas ou meses, astronautas que se utilizam de alimentos desidratados e suplementos a base de carboidratos e proteínas em pó ou em barras. Será que os cientistas da NASA são tão burros a ponto de enviarem seres humanos ao espaço, onde irão ficar por um período relativamente longo e ainda mal alimentados ? É obvio que não e isso posso dizer com toda certeza pois me correspondi por vários anos (quando estudava química) com cientistas do Lyndon B. Johnson Space Center, NASA .
Estamos vivendo em tempos onde tudo, em todas as áreas do conhecimento humano, evolui de forma espantosa. Os alimentos não são diferentes. Eu diria até que os compostos alimentícios conhecidos hoje como suplementos alimentares são, de certa forma, a evolução dos alimentos, e diria ainda que é uma tendência irreversível.
A qualidade nutricional de um alimento se mede, principalmente, pelo seu valor biológico e digestibilidade. Os suplementos ao qual nos referimos nesta matéria, têm altos índices de digestibilidade e valor biológico; então porque não usa-los em uma refeição?
Em uma refeição a base de suplementos, é bem provável que, eventualmente, possa haver algum déficit em relação à algum micronutriente (vitaminas e sais minerais). Esse talvez seja um ponto desfavorável em relação aos suplementos, mas que na nossa opinião são tranqüilamente compensados quando levamos em conta a qualidade nutricional dos macronutrientes (proteínas e carboidratos) utilizados na composição desses suplementos. Alem do mais não é nada que não se resolva com a simples adição de algum complemento polivitamínico - mineral.
Afinal de contas, não estamos aqui sugerindo que se passe o dia todo a base de suplementos, porem, substituir uma ou outra refeição só lhe trará benefícios.
Há ainda quem diga que os suplementos alimentares não substituem um alimento natural por conterem aditivos químicos. Mas afinal de contas, será que ainda existe algum alimento que não contenha nenhum tipo de aditivo químico (conservantes, agrotoxicos, hormônios, etc.)? É importante salientar que existem diversos suplementos no mercado que utilizam conservantes, corantes e sabores naturais.
É evidente e lógico que somos a favor dos alimentos naturais, porem os suplementos são alimentos de extrema qualidade que vieram para ficar e melhorar a qualidade de vida das pessoas, alem de facilitar e muito.

2 comentários:

  1. Juliana Prezotto Quando um paciente chega no consultório seja para emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente se reeducar, o primeiro passo é mostrar para o sujeito que é preciso adquirir novos hábitos, mudar, comer comida de verdade, combinações completas de macro e micronutrientes. O alimento vai além de suprir as necessidades do organismo, envolve o lado emocional, e convenhamos, ninguém consegue viver por muito tempo almoçando/jantando shake.

    ResponderExcluir
  2. Eu conseguiria, acho bem gostoso shake de whey, com leite entao... e meu emocional ia ficar bem tranquilo por estar me alimentando de forma saudável.

    ResponderExcluir